Por:

Por: Carolina Gomes, Lara Moser, Márcio Leonardo, Lucas Tristão, Ingrid, Yasmin Mabília.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Exercícios ...

1- Justifique a velhice da República.

-Essa República era uma república parecida com a colonia e o imperio,na colonia e no império as características eram, agroexportação,mão de obra escrava etc . Essa república segue o estilo antigo da''velhice'' só com as mudanças necessárias .A escravidão foi abolida desde 1888; a republica era composta por ideias velhas porém com um novo nome. A mão de obra:O trabalhador não tinha direitos;a republica continuava agrária e latifundiária e o poder político estava nas mãos dos latifundiários que poderiam se tornar presidente.

2- Faça um texto comprovando a importância da constituição de 1891 para preservação da "velhice" no Brasil.

-A constituição de 1891 trouxe a Republica presidencialista ,era muito boa para os latifundiários,eles poderiam ocupar cargos mais altos como a presidência, então, através do sistema presidencialista,e com o voto,o latifundiário passou a tentar conquistar o poder politico e econômico .O  voto era aberto universal, masculino ,o voto aberto todos poderiam poderiam ver em quem o homem estava votando e também existia o voto de cabresto, controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública, a pessoa era acompanhada por outra para garantir o voto.


 3- Explique 3 aspéctos da revolta da chibata  tendo como base a música ''Mestre sala dos mares''

- Os três aspéctos foram a violência corporal,baixos salários e péssimas condições de trabalho . A música mostra os aspéctos que haviam naquela sociedade,como as violências corporais,mulheres que se vendiam etc.Tinha também um  marinheiro líder tratava os marinheiros  dando várias chibatadas quando eles faziam alguma coisa errada,parecia até que eles estavam na época da escravidão,então os marinheiros resolveram fazer uma revolta para acabar com está violência .

  Postado por : Lara Moser

Nenhum comentário:

Postar um comentário