Por:

Por: Carolina Gomes, Lara Moser, Márcio Leonardo, Lucas Tristão, Ingrid, Yasmin Mabília.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Canudos



http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-brasil-guerra-canudos.htm

Opositores: Coronéis, políticos, grandes produtores e a igreja católica


Cangaço
 

Cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão brasileiro, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.
O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.
Os cangaceiros conheciam bem o Cerrado, e por isso, era tão fácil fugir das autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.
O primeiro bando de cangaceiros que se tem conhecimento foi o de Jesuíno Alves de Melo Calado, "Jesuíno Brilhante", que agiu por volta de 1870, embora alguns historiadores atribuam a Lucas Evangelista o feito de ser o primeiro a agregar um grupo característico de cangaço, nos arredores de Feira de Santana (em 1828), sendo ele preso junto com a sua quadrilha em 28 de Janeiro de 1848 por provocar durante vinte anos assaltos contra a população de Feira. O último grupo cangaceiro famoso porém foi o de "Corisco" (Cristino Gomes da Silva Cleto), que foi assassinado em 25 de maio de 1940.
O cangaceiro mais famoso foi Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, também denominado o "Senhor do Sertão" e "O Rei do Cangaço". Atuou durante as décadas de 20 e 30 em praticamente todos os estados do nordeste brasileiro.
Fonte: Wikipédia



Texto comparativo

Cangaço: Grupos do nordeste que havia o coronelismo. Tem gente que pensa que os cangaceiros foram homens bons e agiam como pessoas que roubavam dos ricos para dar aos pobres e eram contra essa desigualdade. Mas não era assim que eles agiam de modo diferente, tinham ações violentas, assaltavam fazendas, sequestravam coronéis e saqueavam armazéns e eles não tinham moradia fixa.
Canudos: Era uma comunidade do interior do estado da Bahia que era controlada pelo coronelismo também. O governo da área não estava gostando dessa ocupação dessas pessoas lá, então resolveram atacar Canudos, mas falharam nas três vezes que tentaram. Ou seja enquanto os cangaceiros são violentos, os canudenses eram pacíficos (só se não mexessem com eles). 


Postado por: Lucas




Nenhum comentário:

Postar um comentário