Por:

Por: Carolina Gomes, Lara Moser, Márcio Leonardo, Lucas Tristão, Ingrid, Yasmin Mabília.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atividades de História


1-Faça um texto comprovando a importância da Constituição de 1891 para preservação da “Velhice” no Brasil.
   Um dos fatores importantes da Constituição de 1891 que comprova a “Velhice” é que na época do Império os latifundiários tinham o poder econômico. Tinham o poder político local. Com a república eles poderiam se candidatar e adquirir o poder político e se candidatar para ter o poder federal, pois naquela época o poder era eleitoral. Mesmo com os latifundiários podendo votar, não era tão bom pois tinham poder econômico manipulando as eleições com o voto de cabresto. Tinham também a República do Café-com-leite na qual São Paulo e Minas Gerais revezavam o poder, mas na verdade não era bem um revezamento pois São Paulo tinha mais domínio do café.

2-Justifique a Velhice da República Velha.
   A República Velha já começou velha, por não ter mudado sua economia no Brasil, continuando com a agricultura. Mas a principal foi a classe política dominante que continuou com a antiga oligarquia que eram os produtores de café. E também tem a questão da escravidão que mesmo sendo proibido, na República eles ainda tratam os negros como se fossem escravos e ainda continuaram controlando os votos.
  
3-Explique 3 aspectos tendo como base a música Mestre Sala dos Mares.
    Primeiro aspecto era a violência corporal que como a música diz: “...Rubras cascatas, jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas...”, que quer dizer que o marinheiro líder tratava os marinheiros dando várias chibatas pelos seus erros, dando a impressão de que estavam na época da escravidão. O que levava ao outro aspecto que foi a revolta que os marinheiros fizeram para acabar de vez com essa violência criando motins. E o marinheiro líder também não poderia ser lembrado por ninguém e nem o governo faria um monumento em homenagem a ele pela violência que ele cometia. E o último fator é que o marinheiro era negro provando que o povo não ligava tanto para o racismo.    



Postado por: Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário