O boia-fria ou assalariado rural é o trabalhador que, expulso do campo, vai constituir uma massa de trabalhadores temporários (volantes) residindo nas periferias urbanas. Migram de uma região agrícola para outra, acompanhando o ciclo produtivo das diversas culturas. São agricultores em diversas lavouras mas não possuem suas próprias terras. Podem ser considerados proletáriados rurais, reproduzindo as condições alienantes de produção capitalista no campo.
A associação do setor agropecuário ao industrial, orientado por medidas e políticas com vistas a um aumento da produção e atento às necessidades do mercado interno e externo, a partir da década de 60, legou ao trabalhador rural a herança da exclusão social e política, transfigurada em modernização agrícola. Dessa forma, o Estado, para não obstaculizar o crescimento da economia, implementa ações que resultam no desenvolvimento de relações capitalistas no campo
Site : http://pt.wikipedia.org/wiki/Boia-fria
Minha opinião : Eu acho que esse trabalho é uma trabalho que as pessoas não deveriam aceitar ter ,pois na realidade é uma grande exploração . Na Bóia Fria ganham pouco , e ainda tem que trabalhar no sol quente , além de outras coisas , como trabalhar quase sem água nenhuma .Nós já estamos bastantes evoluidos para aceitar esse tipo de coisa !
Postagem feita por : Lara Moser
Nenhum comentário:
Postar um comentário